Segurança veicular: o que é e como funciona?

Você está visualizando atualmente Segurança veicular: o que é e como funciona?

Muito se fala em segurança veicular, uma tecnologia que monitora veículos e motoristas. Essa demanda se dá principalmente para motoristas de aplicativos ou aqueles que fazem viagens longas, pois estão sempre com alto fluxo de passageiros e seguindo diferentes rotas. 

No Brasil, acidentes de trânsito são muito comuns, segundo os dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal) foram mais de 71 mil acidentes de trânsito em 2021, chegando a 5.381 vítimas fatais. Por isso, é preciso ficar sempre atento ao motoristas, evitando imprudências geradas pela falta de atenção, cansaço ou estresse no trânsito.

Para facilitar o monitoramento da sua equipe, vamos te apresentar os benefícios de investir em equipamentos para segurança veicular garantindo maior proteção para a sua frota. 

 

Segurança veicular para todos 

Atualmente utilizamos diversos serviços de transporte como Uber, 99 , ônibus de viagem ou van escolar, todos esses envolvem o tráfego de diversas pessoas ao longo do dia, deixando o motorista muitas vezes cansado. Com o uso do sistema de segurança veicular é possível garantir, através da tecnologia, ferramentas especializadas para gerar mais segurança. 

A lei brasileira já estabelece condições de segurança básica para todos veículos, garantindo que a condução seja segura, através de:

  • Retrovisor 
  • Cinto de segurança 
  • Faróis 
  • Airbag 
  • entre outros 

 

Os tipo de segurança veicular

Nos últimos anos as leis e regras de trânsito vêm sendo aprimoradas pelos órgãos responsáveis, evitando maiores casos de acidentes. Para garantir um controle, os itens de segurança são divididos em ativa e passiva. Conheça melhor. 

  • Segurança Ativa: Pode ser definida como prevenção, são equipamentos destinados a evitar acidentes com sistema que reduz impactos. Como o ABS (Antilock Breaking System) que previne a derrapagem em casos de freios bruscos, mas sem perder o controle da direção.
  • Segurança Passiva: Tem como função proteger as pessoas dentro do carro, garantindo itens como: airbags, cinto de segurança, apoio para pescoço entre outros.

Avanço da tecnologia gera mais segurança 

Investir em equipamentos e melhorar o funcionamento dos veículos é super importante, mas não se deve esquecer da proteção aos motoristas, passageiros e pedestres. Aparelhos com dispositivos que detectam o consumo de bebidas alcoólicas e sonolência já são comuns e possuem ótimos resultados.  

Os aparelhos, ao identificar alguma irregularidade, como distração, troca de pista frequente, não utilização da seta ou uso de celular ao volante, envia um alerta diretamente para central e assim conseguem auxiliar o condutor do veículo.

Essas são ótimas maneiras de prevenção e cuidado, garantindo um trânsito mais seguro para todos seja motorista, passageiro ou pedestre.

No último mês nós realizamos um evento para nossos parceiros, orientando sobre os avanços na área de segurança eletrônica, dentre elas a veicular, mostrando tudo que há de melhor para esse setor. Caso não tenha visto, acesse a última notícia sobre o assunto e veja mais sobre esse evento.