Alguns cargos profissionais necessitam de EPIs, o equipamento de proteção individual. Esses equipamentos são o que garantem a segurança do profissional naquele momento de trabalho, proporcionando as melhores condições laborais.
Você conhece a verdadeira importância de aparelhos EPIs?
O que são EPIs?
EPIs são equipamentos de proteção individual. O nome já diz tudo, os EPIs foram feitos com o objetivo de proteger o trabalhador, evitando riscos no papel que ele desempenha.
O uso dos EPIs são obrigatórios e se o equipamento não for utilizado aumenta significativamente as chances da ocorrência de doença ocupacional ou acidentes de trabalho. Além disso, a não utilização é contra leis trabalhistas que garantem a qualidade de vida e a segurança dos funcionários.
Existem diversos EPIs, cada um com uma função específica para cada necessidade de atuação. É dever da organização saber quais são os equipamentos necessários para os seus funcionários e comprá-los para uso durante o exercício da atividade.
Importância dos EPIs
Acidentes acontecem, sejam eles em locais de trabalho interno, dentro da empresa, ou fora dela. Os EPIs conseguem evitar esses acidentes de trabalho, além de deixar a empresa mais segura para os respectivos trabalhadores.
A utilização dos EPIs pode ser destinada para parar a ação de um agente agressor contra o indivíduo. Por exemplo, se alguma ferramenta cai de um determinado lugar acima do profissional, e este está usando capacete, o dano sofrido será ao capacete e não a cabeça do empregado.
Por outro lado, se o funcionário não estiver usando o capacete durante o trabalho, resultará em acidente grave, podendo até mesmo levar a óbito.
Os EPIs mais utilizados
Proteção de cabeça
Que reduz significativamente o impacto provocado por choques mecânicos ou quedas de objetos. Um bom exemplo desse EPI são os capacetes, eles impedem o traumatismo craniano, ferimentos leves e até mesmo, os fatais.
Os capacetes são produzidos com material resistente a impactos e podem ter três tipos:
- Capacete com aba frontal;
- Capacete com aba total;
- Capacete com aba frontal e viseira.
Proteção de mãos
As mãos são os membros responsáveis pela maioria das funções no ambiente de trabalho, é através delas que os resultados acontecem. Por isso, as mãos precisam de proteção e deve ser levado em consideração o tipo de atividade que o trabalhador desenvolve. Os riscos são classificados como:
- Riscos mecânicos;
- Riscos químicos;
- Riscos biológicos.
A proteção das mãos é feita através das luvas, são elas:
- Luvas descartáveis;
- Luvas reutilizáveis;
- Luva anticorte;
- Luva de látex natural;
- Luva látex nitrílica;
- Luva de malha;
- Luva de PVC;
- Luva de isolação elétrica;
- Luva para temperatura.
Proteção respiratória
Como o nome já diz, serve para proteger as vias aéreas, bem como gases, poeiras, vapores, materiais biológicos e outros. Os principais são:
- Respiradores purificadores de ar;
- Respiradores de adução de ar;
- Respiradores purificadores de ar semifacial ou facial (com filtro).
Gostou de saber sobre a importância dos EPIs? Então aproveita que no aniversário de 21 anos da Conecta Brasil estamos sorteando, dentre outras coisas, um kit de EPI e uma escada. A promoção é uma parceria da nossa distribuidora com a Carbografite e a Síntese Escadas. Não perca tempo, visite o nosso instagram e concorra a este e mais prêmios.