No Brasil, o setor de segurança eletrônica teve um crescimento considerável desde o início da pandemia, em 2019. Para se ter uma ideia, em um ano houve um aumento de 13% nas vendas de alarmes de segurança e equipamentos de videomonitoramento.
Os dados citados são da Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos), que ratifica que o setor de alarmes continua se mantendo estável no mercado, se apresentando como uma grande oportunidade para as empresas de segurança eletrônica.
Se você quer saber mais sobre esse equipamento, fique nesse texto que vamos te mostrar as melhores opções do mercado.
Mas afinal, o que é um alarme?
Se por acaso você ainda não sabe o que é, o alarme é um sinal visual e auditivo que indica quando um movimento precisa de uma ação imediata. Dessa forma entendemos que um alarme pode gerar uma espécie de barreira ao redor do local em que está instalado, proporcionando uma sensação de proteção e segurança.
Atualmente, existem no mercado modelos, designs, propostas e preços diferentes de alarme para se ter em estoque. Por isso, para apostar neste mercado, primeiro é preciso fazer uma pesquisa de público e entender o que os seus compradores mais se interessam. A partir daí, é possível adquirir os produtos em uma distribuidora de qualidade e garantir o sucesso de vendas
Como escolher os alarmes de segurança residenciais?
Ao escolher um produto para proteção de uma residência é preciso avaliar a rotina daquele ambiente. Juntamente desta etapa, também é preciso averiguar a rede elétrica e quais aparelhos que podem ser usados em conjunto naquela rede, além do tamanho e estrutura da casa.
Só dessa forma que você consegue identificar o melhor alarme para o local e oferecer o melhor produto para a família que te contratou.
Alarme com fio, custo baixo
Por não depender de bateria e usar a rede elétrica, esse tipo de alarme precisa de maior adaptação do ambiente para os sensores de monitoramento. Por isso, consegue ter um ótimo custo benefício no mercado.
Alarme sem fio, custo mais elevado
Por ser uma tecnologia sem fio, o alarme possui maior praticidade na instalação, entretanto exige um maior cuidado com a bateria, precisando sempre averiguar para não perder o sinal. Esse alarme também é mais seguro por ser mais difícil desligar seu sensor. Como de se esperar, todos esses benefícios fazem o aparelho ter um custo um pouco mais elevado.
Com câmera ou não?
O uso de câmera vai depender do que o cliente deseja para a sua residência. Geralmente as câmeras são usadas em casas mais distantes ou com pouca movimentação, porque assim é possível estar sempre de olho, uma vez que a maioria dos aparelhos permitem um monitoramento pelo celular. Uma avaliação ao local é suficiente para entender as possibilidades de instalação e o desejo da família.
Com essas informações, é possível definir os melhores alarmes de segurança residencial para comercializar no seu negócio.
E os alarmes de segurança empresariais? Quais são os benefícios?
Já no setor empresarial o mais usado é o sistema de alarme com monitoramento externo, um diferencial que permite uma maior segurança, evitando ataques ou invasões. Isso pois, este tipo de negócio demanda um conjunto de equipamentos como central tecnológica e sensores.
A maioria das empresas procuram trabalhar com um sistema bem completo, que possa controlar tudo o que acontece no local. Dessa forma, é necessário observar alguns pontos importantes na hora de instalar um alarme empresarial.
- Observar se o aparelho está devidamente legalizado, de acordo com a ANATEL
- Averiguar e inspecionar o local de instalação, evitando surpresas futuras
- Definir com a empresa qual a principal demanda para que a instalação seja feita nos locais corretamente
Essas são algumas orientações para escolher o melhor sistema de alarme empresarial.
Outros alarmes de segurança indispensáveis
Não se pode esquecer que outros dispositivos também são fundamentais para a segurança de uma residência ou empresa.
Conheça os tipos de sensores que detectam invasões, sendo um ótimo investimento em segurança eletrônica:
- Os magnéticos, são geralmente usados em abertura de portas ou janelas, sendo ativado quando alguém as abre de forma indesejada. Esse modelo possui aparelhos com e sem fio.
- Os de movimento (IVP) são conhecidos como sensores que detectam a variação de calor gerada pelo deslocamento, acionando diretamente para a central.
- Os perimetrais (IVA) geralmente são usados em área externa, pelo fato de ser resistente ao sol e chuva, eles possuem um sensor infravermelho capaz de detectar qualquer movimento na área protegida.
Por isso, é fundamental conhecer a variedade de produtos e explicar a importância desses equipamentos, sendo um grande aliado para proteção de todos, desde empresas até famílias.
Agora que você conhece tudo sobre quais melhores tipos de alarmes de segurança, por que não oferecer um sistema completo de segurança para o seu cliente? Saiba quais são as principais câmeras de segurança do mercado.