Nos últimos anos, o significado de segurança eletrônica se transformou. Isso se dá pelo fato do avanço e aceleração tecnológica e também pelo elevado número nas estatísticas de criminalidade.
Mas afinal, para que serve a segurança eletrônica? Continue lendo esse texto para descobrir!
O que é segurança eletrônica?
A segurança eletrônica é feita através de dispositivos tecnológicos que detectam e monitoram ações suspeitas e criminosas sem uma participação física do ser humano. Ela tem o objetivo principal de resguardar vidas e patrimônios, além de ajudar em investigações criminosas.
De grande importância, a segurança eletrônica permite acompanhar o tráfego dos indivíduos para controlar quem acessa um determinado lugar.
Avanços da segurança eletrônica
O avanço da tecnologia na segurança eletrônica contribuiu para o desenvolvimento de soluções específicas para a segurança pessoal e patrimonial. Tempos atrás, bastava um circuito interno de câmeras, cercas e alarmes para garantir a segurança, porém com novas técnicas usados por criminosos, a segurança também precisa ser aprimorada.
Acompanhando os riscos, a tecnologia é um fator importante para a segurança eletrônica. Estamos falando de softwares avançados, sistemas digitais e câmeras especiais que atuam para aumentar a segurança patrimonial e pessoal.
Quando esse tipo de tecnologia é instalada em um determinado local é preciso treinar, capacitar e auxiliar a equipe responsável pela segurança para obter o monitoramento constante de forma eficiente. Afinal, não adianta ter só o equipamento de segurança, é preciso entender com o que está lidando.
Principais produtos e serviços revolucionários
- Reconhecimento facial: o reconhecimento facial é uma dessas técnicas que por meio de biometria, ajuda a manter pessoas desconhecidas longe do seu patrimônio. Na segurança pública, através da segurança eletrônica é possível que os governos utilizem o reconhecimento facial para ajudar a achar no banco de dados o rosto dos suspeitos para reconhecê-los. Esse tipo de biometria reconhece características do rosto da pessoa e fica salvo em um banco de informações.
- Fechadura digital: a fechadura digital previne o perigo de arrombamentos e assaltos em propriedades. No mercado existem vários modelos desse produto de segurança eletrônica, seja por reconhecimento por voz, cartão magnético, abertura por biometria, alarme de intrusão e outros.
- Reconhecimento de placas: o reconhecimento de placas é um grande avanço na segurança eletrônica, contribui para não deixar que veículos não autorizados entrem dentro de um determinado lugar e, de quebra, ainda consegue identificar automóveis roubados que estejam em curso pelas ruas e cidades.
- Portaria virtual: na portaria virtual, moradores ou trabalhadores de um prédio conseguem acessar o local através do cadastramento dos dados em um sistema de autorização, seja por biometria, cartão magnético ou outros
A Conecta Brasil Distribuidora é a conexão entre pessoas, produtos e empresas. Conte com a gente para garantir a segurança no seu dia a dia.