Sabemos que a tecnologia sem fio proporcionou uma agilidade e maior produtividade para os meios de comunicação e empresas no geral. No entanto, os avanços tecnológicos nos permitiram chegar até o Wi-Fi 6. Mas afinal você sabe o que é e como funciona?
O termo Wi-Fi 6 foi promovido pela Wi-Fi Alliance. Por ser a sexta geração de rede sem fio, é a mais potente do mercado atualmente, mantendo uma boa conectividade, conseguindo suportar diversos dispositivos integrados sem perder a velocidade e mantendo total segurança.
Para aproveitar o Wi-Fi 6, alguns dispositivos já possuem a conexão, mas é preciso ter um dispositivo e roteador com alto suporte.
Como funciona essa tecnologia? E parecida com Wi-Fi comum?
O Wi-Fi 6 é uma funcionalidade do padrão 802.11ax, usada para maximizar a infraestrutura de redes e conseguir dar suporte para um grande número de dispositivos conectados em um mesmo ponto.
Além disso, ele consegue ter uma maior velocidade de envio e recebimento de dados, auxiliando na aplicação de vídeos maiores como 4k ou 8k. Isso acontece, pois funciona em uma frequência de 2,4 e 5GHz, que garante uma capacidade de 14 Gigabits por segundo (Gbps), mas pode chegar até 9,6 Gbps. Para se ter ideia de comparativo, o Wi-Fi 5, que é o mais usado ultimamente, possui uma velocidade de até 3,5 Gbps
Quais as vantagens do Wi-Fi 6?
Como explicamos anteriormente, essa é uma tecnologia nova e nem todas as empresas possuem o aparelho. Porém, no setor corporativo, que utilizam uma maior estrutura tecnológica, este modelo de Wi-Fi 6 é a ferramenta ideal para a otimização dos seus resultados, conseguindo uma maior amplitude e melhor conectividade.
Conheça as principais vantagens dessa tecnologia a seguir:
- Otimização da bateria
Ele utiliza a técnica Target Wake Time (TWT), um mecanismo usado para agendar a comunicação ficando de standby quando não utilizada. Por isso, possui um baixo consumo, aumentando a vida útil da bateria.
- Conflitos de redes
Com inúmeros roteadores próximos é comum diminuir a qualidade do sinal principalmente em ambientes empresariais e residenciais, por conta da sobreposição dos sinais de internet. Com o Wi-Fi 6 esse conflito não ocorre por conta da Basic Broadcast Station, que consegue monitorar como o sinal propaga, evitando interferências.
- Maior conexão
Com o uso de diversos aparelhos conectados em uma mesma rede de Wi-Fi, diminui a velocidade atrasando envios e recebimentos de arquivos ou qualquer demanda que depende da rede, como sites, aplicativo de mensagem ou vídeo conferências. Usando a tecnologia Wi-Fi 6 é possível uma maior conectividade sem perder qualidade e velocidade, evitando a sobrecarga.
- Maior segurança de dados
Qualquer uso de tecnologia demanda um maior cuidado no que diz respeito à segurança dos dados pessoais e empresariais. A tecnologia Wi-Fi 6 possui correções para caso de falha de segurança, possuindo ferramentas que auxiliam no monitoramento dos dispositivos ligados a essa rede.
Agora que já entende como funciona a conexão Wi-Fi 6, conheça mais sobre os aparelhos que auxiliam na conexão com a internet como o modem e roteador.